Fase 3 – Com duração de 3 anos, compreende alunos que estiverem na faixa etária de 6, 7 e 8 anos e enfatiza um conjunto de conhecimentos e capacidades considerados fundamentais no processo de alfabetização e letramento.
Fase 4 – Com duração de 2 anos, compreende alunos que estiverem na faixa etária de 9 e 10 anos e enfatiza o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a autonomia do ato de aprender.
A fase 3: Tornar-se estudante
A Casa Viva aposta na multi-idade como força para o desenvolvimento coletivo e individual. Acreditamos que as múltiplas experiências provocadas por esse modelo de enturmação trazem grandes contribuições à constituição do ofício de aluno.
A organização de uma transição cuidadosa e qualificada da Educação infantil para o Fundamental é importantíssima. Esta transição é marcada por grandes mudanças e novidades. Mudanças estas que não são apenas de caráter pedagógico e metodológico (na forma de ensinar, nos conteúdos e na relação ensino-aprendizagem), mas são transformações que ocorrem no interior de cada criança e na forma como pensam sobre si mesmas e como interagem com o mundo ao redor (viés epistemológico). Essas modificações possibilitam a ampliação do conhecimento de mundo e uma melhor compreensão destes novos aprendizados. Logo, essa transição precisa ser realizada com muita cautela e respeito às especificidades dessa faixa etária, como também às singularidades presentes no grupo, que é dinâmico e que se renova continuamente.
Após este primeiro momento, o desafio na fase 3 é a consolidação do ofício de aluno, o exercício de uma estruturação mais sólida dos conhecimentos e alfabetizações adquiridas e a construção de uma maior autonomia em relação ao próprio trajeto de conhecimento.
Um desafio para as crianças da Fase 3 é o aprendizado do ofício e postura desse “novo lugar de aluno”:
manter o foco da mente e do corpo por um período mais longo de tempo
a organização, o cuidado, o manuseio e o uso apropriado dos pertences e materiais escolares
a relação com o grupo e o olhar para o coletivo e o respeito ao outro.
A fase 4: Consolidando o conhecimento
A fase 4, na Casa Viva, corresponde ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma fase que normalmente recebe crianças de 9 e10 anos. Nos organizamos assim, porque compreendemos que o processo de aprendizagem e educação, se dá a partir da interação com meio, com os sujeitos que fazem parte desse meio e por fim, com objeto de estudo propriamente dito. Deste modo, uma relação de qualidade com outro torna-se indispensável (meu par/o outro é condição para eu aprender a ser e a fazer).
A Casa Viva proporciona um espaço onde se apreende os objetos previstos no currículo destas séries de desenvolvimento, mas sobretudo e especialmente o local onde a relação com conhecimento se dá por meio das relações com os diversos elementos que compõe o mundo natural e o mundo sócio-cultural.
Organizamos o grupo com faixa etária aproximada, com propósito de que possam conviver e se relacionar cotidianamente, por dois anos nesta mesma fase. Esta prática se dá de modo cíclico, já que a turma se renova todos os anos. Essa aproximação de faixa etária e nas relações, se dá de modo bastante diversificado e é direcionado conforme a demanda das atividades propostas. Assim, a criança pode trabalhar individualmente, em grupos diferenciados, duplas, entre outros. Essa mobilidade constante, que ocorre diariamente e que algumas vezes pode se alterar ao longo de uma mesma tarde, exige autonomia, disciplina, responsabilidade por parte de cada indivíduo, reconhecendo portanto seu papel orgânico, como parte do grupo (uma percepção de coletividade). Cada qual com suas especificidades deve assumir um papel e uma responsabilidade indispensável para o bem comum da turma e do processo que tem como objetivo comum a aprendizagem, em seu sentido mais amplo.
Conheça o currículo das fases 3 e 4:
Galeria e Vídeos
Ensino fundamental II:
O Fundamental 2, na Casa Viva corresponde a Fase 5 – Com duração de 4 anos, compreende alunos que estiverem na faixa etária de 11, 12, 13 e 14 anos e enfatiza a reflexão crítica e a participação social.
A Fase 5: Ampliando as fronteiras
Este momento é fundamental na trajetória escolar de nossos alunos. A Fase 5 compreende a trajetória do aluno do 6o ao 9o ano da educação básica.
Neste momento uma das maiores novidades é o encontro que antes acontecia com a presença de uma professora regente, e que agora é ampliado para professores e áreas de conhecimento diferentes.
O acesso a um currículo ampliado e o trabalho com projetos e eletivas colocam o estudante em um lugar onde são instigados a exercer sua autonomia e protagonismo em relação ao conhecimento. Este é o momento onde as relações sociais também são ampliadas e a convivência com faixas etárias das mais diversas, colocam um grau maior de desafio no contato com a diferença, e proporcionam um riquíssimo campo de novas experiências e aprendizagens.
A adolescência é um momento de profundas transformações e temos o cuidado de investir em um trabalho estruturante de identificação e reconhecimento desta nova etapa da vida. Por isso todas as turmas têm o acompanhamento de um auxiliar de classe e um professor tutor, que acompanham o grupo ao longo de todo o ano letivo, conversam sobre os desafios na organização e cumprimento de deveres, sobre os desafios emocionais e subjetivos que perfazem esta trajetória escolar, bem como o fortalecimento de vínculos e amizades deste grupo que vai caminhar junto por toda uma trajetória ao longo do Fundamental II.
O sentimento de pertencimento a um grupo, reforça a auto-estima, dá subsídio para o exercício da inteligência coletiva e cria laços sociais de confiança e mútua cooperação.
Conheça o currículo da Fase 5:
Galeria e Vídeos
Biblioteca
Para ter acesso a Biblioteca da Fase 4, clique aqui!