A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar – teria dito certa vez o astrofísico e divulgador científico Carl Sagan. Essa frase resume e norteia o exercício revisto das Ciências da Natureza (e creio que de outras ciências) em que os conteúdos – os diversos e extensos componentes curriculares da Biologia, Física e Química – são pretextos para o exercício de outras competências e habilidades, jeitos de ver, interpretar e conectar os fenômenos que nos cercam, visando uma cidadania global mais consciente, crítica e participativa.
Acho que é desejo de qualquer professor que os alunos possam, de alguma forma, experimentar na prática esse “jeito de pensar”. Que eles possam, ainda que pontualmente, antes mesmo do peso social e cultural da escolha de uma carreira, tomar parte no processo laborioso de construção daqueles mesmos conhecimentos compartilhados em sala de aula. Foi com grande entusiasmo então que fomos convidados, no ano passado, pela pesquisadora e gestora Camila Viana (que também integra a comunidade Casa Viva), para a Jornada Científica de Inovação Sustentável: uma parceria com o CIS (Centro de Inteligência em Sustentabilidade), que institui um espaço cotidiano dedicado à participação, por parte de alunos do ensino médio e do último ano do ensino fundamental, de todo um ciclo acadêmico de “fazer-ciência” focado em soluções sustentáveis para problemas hídricos. A proposta é que, ao longo de 2023, em uma turma piloto, os alunos possam se engajar em todas as etapas do processo científico – da identificação de uma área de interesse coletivo e levantamento de problemas relativos e seus impactos, passando pela busca por soluções científicas e tecnológicas, até a comunicação dos resultados, em uma orientação conjunta dos professores de Ciência da Casa Viva e e dos pesquisadores do CIS.
Formada a turma, estivemos na última quarta-feira (12/04) no CIS, hospedado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) para a abertura das atividades, com participação dos orientadores, definição das bases conceituais, e visita guiada a alguns dos laboratórios do complexo. Os detalhes da visita podem ser acompanhados no site do BH-TEC, no link Jornada Científica é inaugurada e aproxima jovens e sustentabilidade: ‘Questão de humanidade’. É com uma mirada esperançosa que encerramos a visita de abertura e nos preparamos para as próximas etapas – os encontros acontecerão quinzenalmente, sempre às quartas feiras, e estão previstas ainda atividades mensais de campo.