Educação Infantil
A Educação Infantil na Casa Viva é composta por:
Fase 1 – Com duração de 2 anos, compreende os alunos que estiverem na faixa etária de 2 e 3 anos.
Fase 2 – Com duração de 2 anos, compreende os alunos que estiverem na faixa etária de 4 e 5 anos.
A educação Infantil passa a ser organizada visando o atendimento aos direitos de aprendizagem definidos pela Base Nacional Comum Curricular:
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Competências e Habilidades, Conteúdo, Metodologias, Recursos
Ao longo das fases correspondentes à Educação Infantil as crianças deverão alcançar algumas conquistas básicas, a saber:
– A elaboração da separação da família e da casa;
– O estabelecimento de relações de confiança com outros adultos e educadores;
– O estabelecimento de uma interação positiva com outras crianças;
– A aprendizagem de novas rotinas, organizadoras do espaço coletivo.
– O domínio paulatino dos conhecimentos, procedimentos, atitudes básicas necessárias à compreensão do mundo que as rodeia
Para tanto, do ponto de vista cognitivo e afetivo, elas são incentivadas a trabalhar:
– Sua autonomia e identidade, sua liberdade de ir e vir dentro do espaço escolar, o respeito às normas e regras de convivência e segurança, o respeito aos colegas e adultos. Esse conjunto de aprendizagens refere-se ao processo de socialização da criança e ao processo de percepção de si mesma como um ser ao mesmo tempo semelhante e diferente das demais crianças.
– As diversas formas de linguagem, representação e expressão, referindo-se à ampliação do vocabulário bem como à conquista das bases do processo de alfabetização cabendo à escola o incentivo à observação do mundo das letras e das diversas possibilidades de leitura, transformando as salas em bons ambientes alfabetizadores. Refere-se também ao desenvolvimento das possibilidades de expressão artística, em suas diversas modalidades: artes plásticas, dança, música, teatro etc.
– Seus conhecimentos acerca do mundo físico e cultural, por meio das brincadeiras, dos jogos, das diferentes formas de fazer arte, dos desafios e atividades programadas em torno da linguagem, da matemática, das ciências naturais e sociais.
Para tanto a Casa Viva trabalha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), organizando seus conteúdos em torno dos campos de experiência:
Orientado por esses eixos, o currículo da Educação Infantil é integrado também pelas disciplinas:
Conheça um pouco do dia a dia na Educação infantil no vídeo abaixo: