“É preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança”
Provérbio africano
A Casa Viva preza por uma relação estreita e permanente com a comunidade escolar.
Entendemos que todos que se relacionam com esse espaço são agentes importantes nos processos de formação dos sujeitos que interagem com ele.
Para garantir e fortalecer nossas relações a Casa Viva promove uma série de iniciativas no decorrer do ano que provocam encontros para festejar, ocupar, discutir ideias e trocar experiências.
A instituição tem em seu calendário eventos para a comunidade interna e externa à escola em que as portas permanecem abertas para trocas e mostras das produções dos alunos. Nesse espaço ocorrem os eventos Troca Viva, Olimpíadas, Festa da cultura Afro brasileira e o CUCA, nossa mostra de Cultura, Ciências e Arte.
No intuito de estreitar nossas relações com a cidade e a ocupação dos espaços públicos alguns eventos são realizados no entorno da escola, como a Festa da família, a Festa junina e o desfile do nosso bloco de carnaval Chama +1, formado por pais, professores e alunos.
Além dos eventos para encontros coletivos e festivos a escola mantém, por meio de reuniões por grupos ou individuais, um canal contínuo de trocas com pais, mães, responsáveis e especialistas.
Acreditando que as discussões de temas relevantes a toda comunidade devem ser coletivizadas, criamos a Escola de pais, espaço destinado para debater ideias, pontos de vistas e tomar decisões de forma comunitária.
A Casa Viva considera que a força da escola está na qualidade das suas relações.