As aulas de música são pautadas e formuladas a partir de conceitos da BNCC com objetivos de aprendizagem bem estabelecidos.

A proposta e o conteúdo das atividades realizadas nas aulas de música visam beneficiar as áreas cognitivas e motoras dos alunos. Através da música e seus elementos, busca-se trabalhar o raciocínio lógico e rápido através de jogos, brincadeiras e dinâmicas; Estimular discussões temáticas, fomentando críticas, trabalhando a inclusão e respeito à diversidade, através de composições e interpretações; Utilização da percussão corporal como forma de aperfeiçoar a coordenação motora, lateralidade e a matemática rítmica; Desenvolvimento de ritmos afro-brasileiros relacionados ao estímulo de trabalho em equipe/coletivo; Utilizar a música com o objetivo de trabalhar a expressividade, de forma geral, criar um canal pela via artística que possibilite a expressão e manifestação dos sujeitos, através de um repertório musical da escolha dos alunos e a apropriação e utilização de meios que auxiliem o acesso à cultura e a expansão de possibilidades e potencialidades.

O processo de criação das músicas acontece com discussões temáticas e possibilidades de uma composição musical. A ideia é a de transformar o texto/poesia criado coletivamente em uma letra de música, e com a letra debatida e finalizada, definimos também o ritmo e a melodia, de acordo com o conteúdo ensinado nas aulas. Com estas etapas definidas e concluídas, iniciamos o processo de gravação, utilizando a tecnologia a nosso favor, inserindo programas de gravação e suas possibilidades nas aulas.

Geralmente o maior desafio é o de gravar as vozes dos alunos, visto que para a maioria são as primeiras experiências gravando, mas presencialmente ou remotamente, conseguimos improvisar e nos adaptar para a realização da gravação. Com a gravação das vozes dos alunos na música, e após a edição, foi possível apreciar as possibilidades de mixagem utilizando o programa de gravação LOGIC, facilitando a inteiração dos alunos com a canção, sendo possível mostrar aos alunos a gravação em faixas separadas para uma melhor percepção de timbres e nuances da música.

Confira aqui algumas dessas obras incríveis que o Bruno Lima (Titio) fez com os alunos! E claro, com a contribuição dos professores regentes e auxiliares!

Rap da Casa Viva - Fase 4 - Participação Chico Neves e Vinicius Cabral
Bullying - Fase 4
Rap do ECA - Fase 3
Natureza
Mistérios da Lua - Fase 1
Natureza Espanhol
O mistério do cofre
Cidade Colméia