Poesia para crianças

“A poesia para crianças, assim como a prosa, tem que ser antes de tudo, muito boa! De primeiríssima qualidade!!! Bela, movente, cutucante, nova, surpreendente, bem escrita… Mexendo com a emoção, com as sensações, com os poros, mostrando algo de especial ou que passaria despercebido, invertendo a forma usual de a gente se aproximar de alguém ou de alguma coisa…” (ABRAMOVICH, 1989)”. Originalmente a literatura infantil esteve muito ligada à educação, com abordagens muito mais cognitivistas e escolarizadas, que artísticas. Esse comprometimento com a pedagogia fez com que, durante décadas, a literatura infantil ( onde inclui-se a poesia para crianças) fosse considerada um gênero menor, ligado ao divertimento, ao passatempo ou ao ensinamento.
Há entretanto na poesia uma circularidade que escapa à lógica escolar, “(…)no brinquedo poesia, além do brincar, as crianças encontram razões importantes para crer que a aventura humana pode ser reinventada por todos”(Georges Jean)
É nessa perspectiva que queremos falar de poesia com as crianças, como escreveu o poeta Manoel de Barros ’As coisas que levam a nada têm grande importância.”

Selecionamos também alguns sites onde podem ser encontradas poesias para ler online com a meninada durante esse período de isolamento e também artigos sobre poesia infantil para os adultos que quiserem entender mais sobre o assunto:
Caderno Emilia 1
Caderno Emília Nº 1 by Dolores Prades – issuu
Leiturinha
15 poemas famosos para ler com as crianças
Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças
Book trailers

O bicho alfabeto - Paulo Leminski

Criancerias - Manoel de Barros

Convidamos as crianças (e os adultos também! ) a nos enviarem suas poesias infantis favoritas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *